lundi, octobre 09, 2006

"As espécies evoluem"


Talvez Darwin não tivesse a intenção de ser tão abrangente ao afirmar que as espécies evoluem, mas o fato é que, paralelamente às evoluções - ou mudanças, posto que nem sempre evoluímos - que podemos chamar de físicas, estão as que temos por sociais.
À medida que a Humanidade vai criando noções de sociedade e vai moldando sua sobrevivência, ocorre um processo a que chamamos História. Em determinados pontos de seu desenrolar, estão situações críticas em que, por exemplo, é necessária uma mudança de hábitos.
Podemos deduzir, então, que esse caráter mutatório é uma característica nossa, não apenas, mas também nossa. Para citações de fatos, temos as passagens de um modo de produção para outro, de um regime político para outro, de uma corrente filosófica, artística, cultural para outra.
Falar do que já aconteceu, das mudanças que já se fiseram, constitue uma tarefa fácil em relação a falar das mudanças que estão acontecendo. Pois as mudanças nas quais estamos imersos ainda nos são confusas. Afinal, como definir nitidamente o que ainda não podemos ver ao todo? Como saber a hora de mudar?
Como bem disse Flávio Gikovate, "fugir dos nossos antigos hábitos de viver e pensar nos provoca medo e desproteção; porém, persistir neles nos tem causado brutal frustração", mas isso tudo não se deve a outra coisa senão a nossa capacidade de "adaptação ao meio".

Aucun commentaire: