mercredi, décembre 13, 2006

Tecnologia...

Já sei!! Colocarei aqui no blog alguns trabalhos e redações dos quais mais gostei. Ahhh, vidinha de ensino médio......................................ploc ploc ploc.

Como definição podemos dizer que a tecnologia é a aplicação de conhecimentos gerais para fins práticos. A tecnologia existe desde que foram feitas as primeiras ferramentas de pedra, que os nossos antepassados usavam em suas atividades diárias.O avanço desta se dá de diferentes formas, de diferentes ritmos, indo de acordo com sua respectiva civilização. Mas o fato de a globalização proporcionar um maior e impositivo fator de unificação dos avanços tecnológicos também deve ser levado em consideração. A sua fabricação/aplicação depende de um gasto em matéria prima, quais sejam, combustíveis ou mesmo recursos naturais. Este gasto pode ou não ser feito de forma controlada - danificando ou não a Natureza.O uso irracional desta é o principal responsável pelas agressões à paisagem natural, tanto urbanas como rurais. Dentre os efeitos, a poluição e o desmatamento ocupam um lugar central. Isto visivelmente falando, posto que as implicações destes perscrutam caminhos tais como o da Saúde, do desemprego (pelo emprego de máquinas no lugar de trabalhadores), do aquecimento global - todos representando problemas que podem ser irreversíveis. Sua ligação com a economia é invitável, bem como com a Ciência.
Mas é lícito fazer-se uma certa distinção entre estes conceitos: a Ciência move-se, essencialmente, pelo impulso do "conhecimento-por-conhecimento", já a Tecnologia aplica esses conhecimentos adquiridos para fins diversos. Outro ponto pede um esclarecimento: a ligação entre Ciência, Tecnologia e Política em processos bélicos - fabricação de armas com a tecnologia propiciada pelo avanço Científico. O problema de bombas atômicas nos serve como ilustração: as pesquisas no campo de fissão nuclear abriram um belo cortinado para a Física, pois qualquer informação adicional é válida em Ciência. Mas o contexto histórico na época não tinha nada de belo, ao contrário, o cenário representava uma Guerra Mundial. Logo, a política influenciou a Tecnologia bélica de tal forma a usar a Ciência como escada para uma terrível irracionalidade: a qual conhecemos por Bomba Atômica.
Como forma de concluir o fluxo de informações acima dado, posso dizer algumas palavras a mais a respeito:- Visto que a Tecnologia é produto da sociedade a qual pertence (literalmente), podemos entender seus sucessos e seus fracassos. Se o avanço tecnológico nos garante confortos, alívios, avanços científicos, ampliação no uso do conhecimento, se ele também nos submete ao desemprego, à violência, a um maior poder em mãos trêmulas de desequilíbrio, à armas cada vez mais potentes...isso não quer dizer que ele é algo digno de ser louvado ou evitado, mas quer dizer que ele não é nada mais que um espelho.



Tal foi meu último trabalho de geografia do ano letivo.

Aucun commentaire: