vendredi, juin 08, 2007

Sobre a Mediocridade, nada mais


Um professor genial, mas.....a indiferença que há na minha classe, me faz tremer só de pensar que eu posso vir a enfrentar a sala de aula.....



- E qual é o oposto disso? O Neoliberalismo!
- Mas se a gente comprar uns três quilos de carne, vai sobrar!
- Claro! Então vamos à Segunda Guerra Mundial: quais os condicionantes, os significados históricos?
- Posso ir ao banheiro?
- Olha só. A Segunda Guerra DESMASCARA a nossa civilização ocidental! Cartesiano, Mecanicista... É a "Era dos extremos"...toda uma tecnocracia estava a serviço de um radicalismo político, econômico...
- Eu sei! Mas eles ganharam na semana passada, não vai pra segunda divisão.

- Exato. Perceberam, crianças? nós vivemos num mundo fortemente dual!
- Tua mãe faz a fava, né? Aí tu leva...por que não?
- Porque, de religião, o inferno está cheio! Não é isso, falo de algo mais profundo...Ética!
- Mas tem de frango também...
- Uma das palavras mais utilizadas por Hitler é "ódio" e "vingança", porque a grande sacada dele foi a envolver a Nação, aguçar o Nacionalismo Alemão! Envolver todos nesse sentimento, perceberam? (risos) Minha gente, a massa, a multidão...é Irracional, não pensa!
- "Fastaí", professor.
- Finalmente, o Imperialismo Japonês. Na outra aula, concluímos.
- Eu vou, boy, mas lá em casa não pega não, tem que ser um DVD original.
- [fechando a porta] Até mais, crianças.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Primeira vez que visito esse espaço e gostei do que li. Esse texto é uma conversa típica dos nossos dias. Tudo de importante que escapa e a trivialidade que nos visita sempre. Parabéns pelo texto, pela iniciativa de escrever e por sua criatividade. Bom encontrar gente que veja o mundo do modo que também vejo.
Um abraço e até mais.

blah a dit…

Muito bom seu texto... Nonsense que faz sentido!!